Se refletirmos sobre as necessidades individuais, podemos considerar a pirâmide de Maslow.
Abraham Maslow, psicólogo americano criou este conceito para explicar as necessidades de todos os seres humanos:
Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas (fome, sede, sono, etc) acima delas as de segurança (moradia, emprego, etc) depois as sociais (carinho, amizade, amor, etc) depois as de auto-estima (prestígio, respeito, reconhecimento, autoconfiança, etc) e finalmente, no topo, as de auto-realização (superação, beleza, conhecimento, riqueza, etc). Na medida em que o homem tem satisfeita uma necessidade, automaticamente, desinteressa-se por ela e salta para a subseqüente que passa a ser sua nova preocupação, e assim por diante até chegar ao topo da pirâmide.
Ter emprego, ganhar aumento ou prêmios não traz a escalada da pirâmide.
Para que haja a escalada o ser humano precisa encontrar o seu verdadeiro espaço na dimensão profissional. Ele precisa sentir a sensação de pertencer ao todo e se sentir importante.
Os prêmios por resultados são bem vindos, desde que os envolvidos tenham consciência de que o resultado depende o sucesso da empresa e do empenho individual em favor da equipe.
A motivação é algo que vem de dentro das pessoas, mas é preciso estimulo. Esta é uma função dos líderes: estimular, mantendo as pessoas focadas em resultados e vitórias.
Motivar requer conhecer os profissionais, não apenas técnica, mas emocionalmente também e poder extrair deles o seu maior potencial de produção, de entrosamento, gerando autoconfiança e vontade de atingir resultados.
É fundamental que façam com que as equipes se sintam ouvidas, compreendidas e importantes. Os lideres devem alargar o canal de comunicação e estabelecer objetivos claros, fatores que em conjunto resultam em motivação que se instala naturalmente neste tipo de relação humana.
Hetel Semer atua em TI há dezoito anos. É consultora e diretora do HDO, empresa especializada em treinamentos e consultoria em Help Desk / Service Desk. Possui grande conhecimento na customização e implantação de soluções de Help Desk. Certificada pelo Exin em ITIL - IT Service Management.