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A Importância de Ter Objetivos Pessoais e Profissionais
Por Hetel Semer

 

Trabalhando com equipes de suporte, com idade média de 25 / 30 anos, percebemos que poucos conseguem responder quais seus objetivos pessoais ou profissionais. Muitas vezes nem o líder, coordenador e gerente sabem responder.

A maioria das pessoas não consegue aquilo que quer, por um motivo muito simples. Elas não sabem o que querem. E sem saber desperdiçam tempo e energia já que não existe um caminho definido a seguir.   

Quando perguntamos o que eles querem na área financeira a maioria responde coisas como: eu quero ter mais dinheiro, ter um bom salário, ou apenas quero ganhar mais.

O problema é que esse objetivo é muito vago, se passarem a ganhar 100 reais a mais por mês, estarão ganhando mais, mas provavelmente esse não era o objetivo.

Um bom objetivo tem que ser específico.

Outros falam que o objetivo é: eu não quero ser pobre, eu não quero ganhar pouco ou não quero atuar como técnico de suporte a vida toda.

O problema desse tipo de objetivo é que a pessoa está focando naquilo que ela não quer.

A lei da atração diz que atraímos para a nossa vida as coisas em que pensamos a maior parte do tempo.

Por isso devemos focar em coisas positivas. Um bom objetivo tem que ser numa linguagem positiva e precisa ter uma data definida para atingir, estabelecendo as metas de curto, médio e longo prazo.

O objetivo precisa ser desafiador, algo que motive e inspire.

Exemplo: vou ter R$ 500 mil aplicado no dia 31 de dezembro de 2015.

Quero ser promovido ao cargo de coordenador até o final de 2012.

Trata-se de objetivos claros, numa linguagem positiva, desafiadora, que motiva e inspira a começar a agir em direção ao objetivo.

Estabelecer um objetivo é o primeiro passo para alcançá-lo.

Alguns pensamentos:

“Mais do que qualquer outra coisa, creio que são nossas decisões, e não as condições de nossas vidas, que determinam nosso destino.” 
(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

“Todas as manhãs, ao despertar, mesmo quando me sinto fisicamente exausto por ter dormido mal, ainda encontro o ímpeto necessário, porque meus objetivos são muito excitantes. O hábito de trabalhar com um objetivo definido irá ajudá-lo a concentrar toda a atenção numa determinada missão, até realizá-la.”
(Napoleon Hill do livro “A lei do triunfo”)

"Acredito que a diferença vital entre o sucesso e o fracasso de uma empresa pode freqüentemente ser atribuída à questão de até que ponto a organização aproveita bem a energia e o talento de seu pessoal. Que faz ela para ajudar as pessoas a achar um denominador comum que as aproximem? Como as mantém direcionada em torno de um mesmo Objetivo?"
(Thomas J. Watson Jr. – IBM)

"Pense continuamente sobre as coisas que deseja, e recuse-se a pensar naquelas que não deseja."
(Brian Tracy)

"Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho lhe servirá.”
(Henry Kissinger)


Hetel Semer atua em TI há dezoito anos. É consultora e diretora do HDO, empresa especializada em treinamentos e consultoria em Help Desk / Service Desk. Possui grande conhecimento na customização e implantação de soluções de Help Desk. Certificada pelo Exin em ITIL - IT Service Management.



 

Veja todos os artigos:

Artigo 24: A Importância de ter objetivos pessoais e profissionais (Hetel Semer)
Artigo 23: Na Trilha do Sucesso (Hetel Semer) a
Artigo 22: Gerenciamento de Nível de Serviços: como tirar o melhor proveito (Antônio de Sousa)
Artigo 21: Liderança em ambientes de Help Desk / Service Desk (Hetel Semer)
Artigo 20: Linguagem formal ou coloquial no Help Desk/Service Desk? Há controvérsias! (Hetel Semer)

Artigo 19: ITIL em Pequenos Passos e com Grandes Resultados (André Jacobucci)
Artigo 18: Gerenciamento do nível de serviços (Ricardo Mansur) pdf
Artigo 17: Help Desk falado ou escrito? (Hetel Semer)
Artigo 16: Importância de registrar os números (Antônio Carlos Ferreira) pdf
Artigo 15: Ferramentas e Métodos para dimensionamento do seu Help Desk (Leonardo Chwif) pdf
Artigo 14: ITIL e o mercado (Hetel Semer)
Artigo 13: Construindo um plano de marketing para o seu Help Desk (Pedro Lemelle) pdf
Artigo 12: Motivação: o caminho para a performance (Hetel Semer)
Artigo 11: A oportunidade de visitar cada cliente em potencial (Hetel Semer)

Artigo 10: Apresentação da biblioteca ITIL (Bruno Aguirre) zip
Artigo 9: Redução de custo - a necessidade geral (Hetel Semer)
Artigo 8: SLA - Sugestão de cálculo para penalidades (Pedro Lemelle) pdf
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Artigo 6: SLM - Surge um novo conceito (Pedro Lemelle) pdf
Artigo 5: Contratos com SLA (Hetel Semer)
Artigo 4: Outsourcing: Concentre-se no que faz melhor do que os rivais...
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Artigo 3: O Que é ITIL (Hetel Semer)
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